segunda-feira, 22 de maio de 2017

Inimigos do Cabelo - Parabenos, Petrolatos e Sufactantes


Oie meus amores tudo bem?
É crescente a preocupação dos consumidores em relação à presença de compostos tóxicos ou potencialmente perigosos em cosméticos.  Mas você sabe o que são? e o faz cada um deles?
Parabenos: São conservantes utilizados para que os produtos não estraguem. Podem causar alergias e envelhecimento precoce da pele. Alguns estudos já demonstraram que os parabenos podem ser cancerígenos.
Surfactantes: São substâncias químicas utilizadas para limpeza em geral. Quimicamente falando, esses tensoativos(podem também assim serem chamados) possuem características POLARES e APOLARES, ou seja, interagem com a água e são capazes de retirar a gordura, agindo como DETERGENTES. Possuem também importantes funções antissépticas, emulsificantes e formadores de espumas. Por esse motivo, os SURFACTANTES estão presentes na composição da maioria dos nossos produtos de cabelos, entre eles, os SHAMPOOS! As funções no cabelo não são diferentes. Eles agem limpando o couro cabeludo, retirando a oleosidade e higienizando o mesmo.
Porém, existem os surfactantes FORTES  os MODERADOS e os mais FRACOS.  É muito importante ficarmos alertas quanto a composição dos SHAMPOOS, pois esses SURFACTANTES ao longo do tempo, vai danificando o cabelo, aumentando o ressecamento, retirando a hidratação do cabelo, sua oleosidade natural e causando até mesmo alergias em algumas pessoas. .

shampoo_sem_sulfato_tabela_surfactantes:


Petrolatos: Para quem nunca ouviu falar, os petrolatos são derivados do petróleo e vêm descritos na composição dos produtos para cabelo como: Parafina Líquida (Paraffinum Liquidum), Óleo Mineral (Oil Mineral/Mineral Oil), Vaselina, Petrolatum, Petróleo Liquefeito e Óleo de Parafina. O petrolato não é solúvel em água, ou seja, ele se acumula no cabelo, e futuramente isso irá impedir que qualquer tipo de tratamento penetre nos fios.

Enfim, gente... existe um mundo de informações sobre essas coisas ainda a serem compartilhadas, muitos estudos científicos e textos excelentes de blogueiras que tentam transcrevê-los em linguagem mais simples, mas acho que consegui abordar todos os pontos mais básicos desses  tipos polêmicos de substâncias, espero que tenham aprendido e que me diga sua opinião, ficarei grata.
Beijos!

16 comentários:

  1. Eu amei saber de tudo isso, muito bacana as dicas e as explicações do que é cada coisa. Parabéns pelo post, faz mais assim haha!

    ResponderExcluir
  2. Amei teu post! Eu tinha visto um vídeo sobre essas substâncias mas o seu post esclareceu todas as minhas dúvidas. Está tudo bem explicadinho, super completo. Gostei tanto do post, do blog, que já estou seguindo.
    Parabéns! Sucesso!
    Bjs
    Simplesmente Ciana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado e que eu consegui ajudar alguém. É a intensão . Obrigada por seguir, não vai se arrepender *----*

      Excluir
  3. aquele post que a gente salva pra conferir nos produtos, mas confesso que quase nunca leio a composição dos produtos hihih amei as informações do post e blog lindo... beijinhos

    Blog Delírio | Instagram | Youtube Ayala Gomes | Fan Page|
    Youtube Delírios Literários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei saber isso, da uma certa preguicinha de ler rotulo eu sempre procuro nos grupos de low poo salvo a foto dos liberados e compro haha

      Excluir
  4. Que post incrível! Me ajudou muito! Agora que estou tentando me informar sobre assuntos de cabelo... já tinha ouvido falar que sao ruins para o cabelo mas nunca assim bem explicado! Amei! Bjos

    ResponderExcluir
  5. Nossa! Parabens pelo post! Muito bem explicado! Às vezes a gente olha apenas a descrição dos benefícios e não nos atentamos para a composição do produto e isso pode ser perigoso.

    ResponderExcluir
  6. Caramba!!! Nunca tinha parado para ler, de fato, a fórmula dos produtos que compro...Também nunca tinha visto um post explicando assim; fiquei bem surpresa, a gente tem tanta pressa de obter um efeito desejado nos cabelos que muitas vezes só olhamos o rótulo principal e levamos pra casa. Tô chocada! Ótimo post Sabrina, beijocas! ♥

    Sorriso Jovem

    ResponderExcluir
  7. Uau, eu não sabia de nada disso! E fiquei de cara que os parabéns podem ser cancerígenos!
    Vou ficar mais atenta em relação a isso a partir de agora!

    ResponderExcluir
  8. Eu sempre fico espantada quando leio essas coisas. A gente compra os produtos achando que vão hidratar, limpar nossos cabelos mas no fim acabam fazendo mal :/ E só de ler a palavra cancerígeno eu já me assusto...
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
  9. Uau!
    Desconhecia por completo isso tudo!
    Não sou de ler rótulos, mas acho que vou passar a ler!
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Eu esqueço demais de ler o rótulo dos produtos, me certificar dessas coisas. Preciso checar já! Muito bom o post, super informativo.

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito do post, está informativo e é muito importante criar o hábito de ler os rótulos dos produtos. Depois que comecei a ler e a evitar certos produtos meu cabelo ficou muito melhor.

    ResponderExcluir
  12. Muito legal o post, eu gostei bastante da tabelinha, eu achava que só eram ruim por acabar ressecando os cabelos ou coisas do tipo, mas tem muito mais contras e perigos do que imaginei.

    ResponderExcluir